Marcadores

sexta-feira, 5 de julho de 2013

7 e 8 de junho de 2013 - Volta pra casa

De manhã, pegamos o voo da Turkish Airlines para Lisboa (4h30m).

Em Lisboa, ficamos de novo no Hotel Brown's DownTown.

À tarde, fizemos compras no El Corte Inglês.

No dia seguinte, cedo, pegamos o voo de volta para Brasília.

6 de junho de 2013 - Istambul

Passamos a manhã e parte da tarde visitando o Palácio Topikapi. Foi a residência dos Sultões por 3 séculos. Hoje é um museu fascinante, que guarda armaduras e armas de guerra, presentes de diversos lugares do mundo recebidos pelos sultões, roupas de época, e até o quinto maior diamante do mundo (mas não pode tirar fotos de dentro). É também famoso o harém. 







Depois, visitamos o pouco procurado, mas igualmente fantástico, Museu Arqueológico.





Uma das versões do Tratado de Kadesh - tratado de paz entre faraó egípcio Ramsés II e o rei hitita Hatusil III  em 1 259 a.C

Almoçamos no Restaurante Khorasani (indicado pelo hotel e bem falado no TripAdvisor). Frango e moussaka turca (totalmente diferente da grega), e um doce de semolina recheado com sorvete. Cerveja Efes. Delicioso.

Depois, retornamos ao Gran Bazar para novas compras.

À noitinha, jantamos no Café Metropolis, um "O olho do sultão": frango sobre espinafre com molho de laranja e uma massa. Gostoso

quinta-feira, 4 de julho de 2013

5 de junho de 2013 - Istambul

Pela manhã, visitamos a Mesquita Suleymanyie,





A Mesquita Nova,


E o Bazar das Especiarias.




Pela tarde, fizemos o passeio pelo Bósforo, o canal natural que divide a Europa da Ásia. O barco vai perto da costa européia, cruza as duas pontes, e volta pela margem asiática. Foi bem legal. O porém foi que descobrimos que, fazendo o tour pelo hotel, pagamos muito mais caro do que se tivéssemos feito sozinhos. Mas valeu.



Palácio Dolmabahçe - usado no fim do Império Otomano (1853 a 1922)

Fortaleza construída antes da invasão de Constantinopla, em 1453

Ponte sobre o Bósforo

Casas chiques do lado asiático

Mais casas chiques do lado asiático

Palácio de Küçüksu - utilizado como ponto de apoio para caçadas

Palácio de Beylerbeyi (Palácio de Verão)

À noitinha, passeamos por Sultanameht, e jantamos no restaurante Faros. Vinho tinto Ancyra Karasi, sarma (folhas de videira recheadas com arroz), uma massa com molho de tomate para a Carmem, e um bife à moda de Anatólia (com molho doce, batatas e legumes) e chá de maçã. Tudo estava muito bom, exceto a massa. Compramos um doce turco de sobremesa em uma loja vizinha, e apreciamos a Hagia Sofia e a Mesquita Azul iluminadas.



4 de junho de 2013 - Istambul


Visitamos a Mesquita Azul,



O hipódromo,




A Hagia Sophia (Santa Sofia), que já foi igreja (Império Bizantino, depois virou mesquita (Império Otomano) e, desde a República, é um museu:





A Cisterna da Basílica,



O Gran Bazar, onde a Carmem comprou um lindo casaco de couro (preço inicial: 715€ - preço final: 200€) e peças de cerâmica.


Almoçamos no próprio Gran Bazar, no Havuzlu. Meio turistão, mas a comida era boa. Comi o tal do "O Sultão Gostou" (carne sobre um creme de berinjela) e a Carmem um frango grelhado.

O Sultão Gostou
À tardinha, fomos à Torre de Gálata, onde se tem uma excelente vista da cidade antiga, do "Chifre de Ouro", do Bósforo e do Mar de Marmara.





Cruzamos a ponte de Gálata e comemos em um dos restaurantes que ficam em baixo. Também turistão, mas, de novo, a comida estava boa. Comemos uma entrada de berinjela, um linguado grelhado e uma sobremesa turca gostosa (helva quente - torrone com gergelim). Vimos a cidade anoitecer e os monumentos ligarem as luzes. Bem bonito.



quarta-feira, 3 de julho de 2013

3 de junho de 2013 - Pamukkale e Istambul

Pammukale significa "Castelo de Algodão" em turco. Esse nome vem das piscinas travertino, piscinas térmicas de origem calcária, cujas águas são consideradas com poderes curativos desde antes de Cristo, o que resultou na criação da cidade de Hierápolis, cujas ruínas ficam acima das piscinas.

Tomamos banho na Piscina Antiga, que é a fonte dessas águas, visitamos um pedaço de Hierápolis, em especial o Teatro, e as piscinas travertino.






Quem acha a Carmem? Parece Caldas Novas em julho!!!


Voltamos ao hotel, tomamos um banho, almoçamos e dirigimos 3h até Izmir, onde pegamos um vôo para Istambul.

Chegamos à noitinha.

Ficamos em Sultanameht (bairro onde era a antiga Constantinopla), no Hotel Amira. Ótimo, bem localizado, com funcionários muito atenciosos.
Link para minha avaliação no Tripadvisor